sexta-feira, 24 de agosto de 2007

LG avança no mercado de HDTV

Marca pretende ser a primeira a lançar televisor de alta definição com set top box embutido
Cláudia Bergamasco
23/08 - 14:29
A disputa no mercado de televisores promete esquentar até o final deste ano. A princípio, todas as fabricantes instaladas no Brasil estão se agitando para oferecer aparelhos mais bem preparados para receber o sinal da TV digital, que começa a ser implantado no país em 2 de dezembro, a partir da cidade de São Paulo. A LG Eletronics, no entanto, quer sair na frente e colocar no varejo, até dezembro, um modelo HDTV, de alta definição, em que o decoder (também chamado de set top box, fundamental para receber o sinal digital) estará embutido no aparelho. A tecnologia, se plasma ou LCD, ainda está sendo definida, assim como seu preço. O diretor de marketing da companhia, Eduardo Toni, adianta que o aparelho vai custar mais caro que as plasma e LCD atuais.Hoje, o calcanhar de Aquiles do setor de eletroeletrônicos é justamente o custo do set top box. O governo acredita que é possível vender o aparelho no varejo por cerca de R$ 200. A indústria contesta e diz que por menos de US$ de 400 não é possível. A principal alegação é que o padrão adotado, o japonês ISDB, não é o puro. Foi adaptado e recebeu o software MPEG4, que é muito caro e, conseqüentemente, encarece o produto final.Nova Time MachineO diretor de marketing da LG adianta que, no final de setembro, a companhia vai lançar um novo modelo da Time Machine, disponível em LCD e plasma. Segundo Toni, esse é um dos grandes sucessos de vendas da marca. O plano de marketing da campanha, que leva a assinatura da Euro RSCG, está sendo finalizado. O investimento não é divulgado, mas Toni revela que não deve ser menor que os US$ 5 milhões investidos na campanha anterior da Time Machine.No ano passado, a LG vendeu 11 milhões de aparelhos de tevê no Brasil, entre tubo, LCD e plasma. Foi um ano atípico, em que a Copa do Mundo impulsionou as vendas. Neste ano, no entanto, a previsão não é muito diferente: cerca de 10 milhões de aparelhos, sendo 1 milhão de plasma e LCD. O faturamento previsto para as operações brasileiras da companhia sul-coreana no país em 2007 é de US$ 2,5 bilhões, quase 39% superior à receita de US$ 1,8 bilhão registrada em 2006.

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