sexta-feira, 17 de agosto de 2007

"Broadcasting vai acabar", afirma Powell

"Broadcasting vai acabar", afirma Powell 17/8/2007 17:13:00
A televisão está prestes a sofrer uma mudança profunda no seu modelo de negócios e na maneira como se relaciona com o telespectador, e não apenas nos seu sistema de transmissão. Esse é o tom dos debates entre os profissionais ligados ao setor da TV por assinatura na América Latina, reunidos no Tech Trends, evento promovido pela HBO na Flórida.Um dos principais efeitos da digitalização da TV, afirma Michael Powell, ex-presidente da poderosa Federal Communications Comission, a FCC, será o fim das grandes audiências concentradas em poucas emissoras. "O que entendemos por broadcasting vai acabar", prevê, "os negócios permanecem, mas haverá um novo modelo de distribuição. O modelo técnico já sofreu uma ruptura e o modelo de negócio está sob muita tensão", avalia. "A distribuição, os negócios e os conteúdos vão mudar", completa. No mercado publicitário, no entanto, ainda restam dúvidas de como se criarão os parâmetros de valor e formatos de anúncios, já que, principalmente para os países da América Latina, o volume da audiência é fator essencial no planejamento de mídia. Powell afirma que a publicidade, "muito estática, estagnada" terá que se reinventar. "Como os nichos de consumo são menores, mais focados, a relevância dos conteúdos e dos anúncios para o público começa a ficar mais importante", entende o ex-presidente.Como presidente do FCC, Powell acompanhou os processos de regulação do mercado norte-americano e as decisões tomadas nos EUA acabam interferindo quase todas as corporações de mídia presentes no mundo, inclusive na América Latina. Para ele, o acesso a tecnologia permite que países pobres ou em desenvolvimento possam estimular seu crescimento. "Hoje, há mais possibilidades para os pobres no mundo que no passado, por meio da tecnologia", afirma, otimista. Rodrigo Manzano - Portal Imprensa

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