sexta-feira, 17 de agosto de 2007

IPTV no BRasil pela Brasil telecom em Set/07

ConvergênciaBrasil Telecom aposta em SVAs para IPTV15/08/2007, 19h02O serviço de vídeo on demand que a Brasil Telecom (BrT) lançará em setembro é apenas o primeiro da operadora usando sua plataforma de IPTV. A grande aposta da empresa para recuperar o investimento estará em serviços de valor adicionado (SVAs) que serão vendidos através da TV. "Não queremos simplesmente transmitir TV pela rede IP. Queremos levar a rede IP para dentro da TV", explica o diretor de planejamento e infra-estrutura da BrT, Marcelo Frasson. Ele cita entre as possibilidades futuras: navegação pela Internet na tela da TV, acesso a emails, chat durante transmissões ao vivo de jogos de futebol etc. A estratégia da BrT será oferecer a maior variedade possível de SVAs em IPTV. "Não acredito em uma killer application. Vamos viabilizar o investimento com diversidade de serviços em IPTV", explica o diretor da operadora.A idéia é que os SVAs em IPTV comecem a ser lançados no fim deste ano. Um dos primeiros deverá ser o que Frasson chama de "IPTV banking", ou seja: uma espécie de homebanking que o usuário acessa na tela da TV. A data precisa de lançamento depende da conclusão da negociação com os bancos, que já começou.Também estão nos planos da operadora serviços de conteúdo gerado pelos usuários, como álbum de fotos e videologs. As fotos e vídeos enviados ficarão armazenados em servidores da BrT e o acesso será feito na tela da TV por um canal específico. Ao contrário da Internet, onde o acesso a esse tipo de conteúdo costuma ser livre, a idéia é que o conteúdo publicado pelos assinantes de IPTV seja acessado com uma senha. O modelo de negócios para esses serviços ainda não está definido, mas é possível que sejam incluídos na assinatura básica.No momento, cerca de 250 colaboradores da BrT testam o serviço de vídeo on demand. O lançamento em setembro em algumas grandes cidades do centro-sul deve acontecer sem grande estardalhaço, pois a companhia quer verificar os efeitos no call center e na rede durante os dois primeiros meses de oferta comercial. Só depois disso, próximo do fim do ano, é que será feita uma grande campanha de marketing para divulgar o IPTV.Frasson participou nesta quarta-feira, 15, do seminário "IPTV & 4Play", realizado no Rio de Janeiro. Fernando Paiva - TELA VIVA News
Televisão

Nenhum comentário: