segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Retrospectiva 2007

Se você acredita que já que viu tudo e que não existe mais novidade no mundo da comunicação, pode revisar os seus conceitos. O ano de 2007 está aí para mostrar que, na área da comunicação, tudo se cria e tudo de transforma.

• Ano em que, pela primeira vez, a Internet cresceu mais em investimento publicitário que os demais meios.: 41% até Agosto 2007
• Ano do crescimento da informação gratuita, no Brasil e no mundo – Mídia analógica (Metro e Destak em S.Paulo) e Digital (Portais, Grandes jornais abrindo conteúdo gratuito ao público- NYT, El País Jornal na Espanha)
• Ano do Google, não só como um importante gerador de produtos digitais, mas também como um dos mais agressivos players do mercado mundial (comprou o Orkut, YouTube, entre outros)
• Ano do world of mouse (boca-a-boca digital ) , traduzido pela (1) rápida expansão dos blogs, cerca de 70 milhões em todo o mundo, (9 milhões de pessoas acessam blogs diariamente no Brasil – Fonte Technorati), gerando o fenômeno identificado como Blogosfera e (2) produção e distribuição de vídeos “caseiros”, ultrapassando a casa dos 100 milhões vistos diariamente, somente através do Youtube.
• Como decorrência, expansão dos conceitos de CGC – Conteúdo Gerado pelo Consumidor e CGU Conteúdo Gerado pelo Usuário , que no Brasil pode ser traduzido através do lançamento de revista e programas de TV
• Ano das comunidades de relacionamento, com o surgimento de novos e importantes players como MySpace e Facebook (com valor estimado de 15 bilhões de dólares) no mercado internacional
• Ano da expansão dos games, com especial destaque para surgimento do Second Life , incluindo o lançamento do Second Life Brasil – como ferramenta de negócios virtuais (venda de espaço no próprio ambiente, publicidade, lançamento de produtos, eventos, etc, )
• Ano em que as Teles entraram no mercado de Tv por assinatura - fizeram acordos/ parcerias com TV assinatura e foram homologados pela Anatel;
• Ano da consolidação do Triple Play – Voz -TV paga e Banda Larga
• Lançamento comercial do IPTV , através da Brasil Telecom
• Ano do Móbile Marketing, com grandes campanhas, como, por exemplo, Fiat Punto
• Ano do Eco Marketing – sustentabilidade
• Ano da entrada do 3G na telefonia do Brasil (final de 2007)
• Ano em que, pela primeira vez, o Grand Prix de Cannes não foi concedido para ações de mídia tradicional, sendo vencedor a campanha Dove (Viral no YouTube)
• Ano do Lançamento iPhone
• Ano do Fim do reinado do “30 segundos” em função do Tivo, VoD, nos EUA;
• Ano da expansão do conceito de Below the line (mídia não convencionais, Marketing de Guerrilha, Promoção de Vendas, Ações no PDV, etc.)
• Ano das novas plataformas de mídia. Surgimento do conceito de Arenas de Comunicação e da transformação da identificação da mídia tradicional em Gestão de Contato com a Marca – mídia 360º, mídia 24/7, tudo é mídia
• Ano da reformulação na Mídia Exterior (Cidade Limpa)
• Ano das primeiras novelas gravadas em HD.

Como vc pode observar, foi um ano muito especial. O desafio agora para todos nós é desenvolver talentos para fazer 2008 ainda mais inovador!
Feliz 2008! (Ana Lucia Fugulin, publicado no site ESPM e Adnews)

Nenhum comentário: