quarta-feira, 27 de junho de 2007

Mobile Marketing

Mobile marketing ainda incipiente na América Latina
Especialistas discutem na AdTech modelos que poderão impulsionar o crescimento das ações no mercado, a partir de custos menores e tecnologia viável
Cláudia Bredarioli, de Miami
26/06 - 19:21
Apesar da crescente participação da telefonia celular em todas as camadas populacionais dos diversos países latino-americanos, ainda é incipiente o volume de ações de marketing para telefone móvel dentro das possibilidades que essa tecnologia permite para este mercado. “Essa experiência está muito relacionada ao mercado de cartões de crédito. Enquanto não houver largo acesso das pessoas aos cartões, as ações de mobile marketing poderão ir bem pouco além de meras campanhas”, disse Juan Saldivar, CEO da Televisa Digital, acrescentando que o movimento de migração dos processos de divulgação de marcas para o telefone móvel tem de considerar uma transição cuidadosa, que não seja vista como agressiva pelo consumidor. Assim, outra questão cultural envolvida no aumento das ações interativas por meio das novas tecnologias é o fato de os latinos terem por hábito o pagamento de qualquer produto ou serviço em dinheiro. Atrelado a isso está o fato de o uso do celular continuar extremamente focado nos serviços de voz, com bastante restrição para a trasmissão de outros dados, conforme aponta levantamento apresentado durante painel na AdTech Miami. “Se quisermos criar o uso de massa de dowloads de serviços pelo celular precisamos, acima de tudo, vislumbrar que é imprescindível que isso seja barato e tecnologicamente viável”, completou Victor Kong, vice-presidente de estratégia e novas mídias da MTV Networks para a América Latina. Quando essa transformação ganhar força, acreditam os especialistas presentes ao painel da AdTech, será possível focar em mais ações de gaming, televisão, notícias, mapas e músicas, dentre outras tantas possibilidades apontadas dentro do que esta tecnologia apresenta.

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