sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Ginga

Empresas de software querem a liberação do Ginga 1.0
24/09/2008, 17h58
Na busca por criar uma escala de consumo a partir do desenvolvimento de sistemas de interatividade para a TV digital, as empresas de software querem que a especificação do Ginga 1.0, que conta apenas com a parte da linguagem NCL-LUA funcionando, seja liberada até o fim do ano pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Caso isso seja feito, a tendência é que em 2009 os set-top boxes para TV digital já contenham o middleware para interatividade, abrindo grande campo de atuação para as empresas de software especializadas nesse segmento. Vale lembrar, a proposta surgiu no Congresso da SET, em agosto, quando o assessor especial da Casa Civil André Barbosa questionou se o middleware sem a linguagem Java (que só deve ficar pronto em novembro) seria funcional.
As associações de empresas de software como a Brasscom, Abes e Softex subscreveram um documento solicitando que o Fórum SBTVD libere o quanto antes a versão 1.0 do Ginga para ser utilizada no mercado. "Escrevemos o documento, e como não podemos fazer parte do fórum por sermos associações, este foi apresentado pelas empresas que representam o setor de software dentro do fórum", disse John Lemos, diretor de capacitação.
A interatividade é fundamental para as empresas de software terem mercado para atuar com a TV dgital, por meio de middleware e aplicações. "Sem a interatividade, não teremos mercado. Esta deve ser colocada em uma versão inicial para possibilitar as receitas com softwares para esse segmento", disse Nelson Wortsman, diretor da Brasscom, em um debate promovido pela associação nesta quarta, 24.
Wortsman diz que a idéia é que todas as cadeias envolvidas no processo, como os fabricantes de set-top boxes e as emissoras de radiodifusão, cheguem a um consenso em relação ao assunto. "A questão é liberar o Ginga 1.0 e lançar caixas compatíveis com as partes de Java que serão criadas", frisou o executivo.
O presidente do Fórum SBTVD, Roberto Franco, disse que estão sendo discutidas as possibilidades da liberação do Ginga 1.0 dentro do fórum, mas admitiu que existe resistências para aprová-la devido ao receio de que os conversores lançados com a versão inicial deixem um legado no mercado. "Nós esperamos resolver isso em breve. O fórum vai liberar a especificação desde que atenda a demanda. Temos de garantir que essa solução não iniba os novos set-top boxes", observou Franco, referindo-se à especificação de Java. Victor Hugo Cardoso Alves - PAY-TV News

Nenhum comentário: