12/11/2008, 17h04
A Disney lançou oficialmente nesta quarta-feira, 12, em São Paulo, a versão em português do Club Penguin, mundo virtual criado em 2005 no Canadá e adquirido em 2007. No endereço www.clubpenguin.com/pt/ , os usuários escolhem um avatar de pingüim, jogam, batem papo e interagem com os amigos. "A versão em inglês de Club Penguin tem cerca de 500 mil usuários brasileiros, pensamos que fazia sentido lançar a primeira versão não-inglesa do site em português, com foco nas crianças brasileiras", disse Lane Marrifield, vice-presidente executivo e diretor geral da Disney Online Studios e um dos fundadores de Club Penguin. Segundo o executivo, nos próximos meses, o site deve ganhar versões também em outros idiomas. Os próximos devem ser o francês e o espanhol.
A atualização dos jogos e atividades é semanal e será feita simultaneamente em inglês e português. De acordo com Marrifield, há uma equipe de 250 pessoas espalhadas nos escritórios de Club Penguin em Kelowna (Canadá), Brighton (Reino Unido) e Sidney (Austrália), desenvolvendo atividades e monitorando a navegação dos cerca de 6 milhões de usuários do site. Uma equipe de 11 pessoas cuidará das operações do site no escritório de São Paulo. Os pais também podem visualizar o histórico de navegação dos filhos no site e programar o tempo que eles podem passar brincando no mundo virtual.
Offline
O registro e os jogos são gratuitos, mas para ter direito a certos recursos, como comprar roupas ou decorar um iglu, é preciso fazer uma assinatura mensal (R$8,95), semestral (R$44,95) ou anual (R$84,95). Não há anunciantes no mundo virtual e a assinatura é uma fonte de recursos para manter as operações. Outra fonte de receitas são os licenciamentos. Segundo Marrifield, os brinquedos de Club Penguin devem chegar no Brasil, mas ainda não há data definida. No final de novembro, será lançado o game Club Penguin para o Nintendo DS, em que o jogador terá as experiências do mundo virtual offline e poderá acumular moedas para usar também na Internet.
A edição de novembro da revista TELA VIVA, que circula na segunda quinzena do mês, trará uma reportagem sobre as iniciativas dos produtores de conteúdo audiovisual infantil em novas plataformas. Da Redação - PAY-TV News
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