sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Avaliação TV Digital no Brasil

Novo presidente do Fórum SBTVD faz avaliação positiva da transição
27/11/2008, 18h17
"O middleware é um grande alvancador da TV digital", diz Frederico Nogueira, novo presidente do Fórum SBTVD, ao explicar que esta é uma das questões prioritárias para o grupo nos próximos meses. Em relação à proposta de distribuir equipamentos com uma versão preliminar do Ginga, Nogueira diz que não descarta a alternativa, mas que é necessário ter cautela. "Não podemos correr o risco de deixar legado", diz. Segundo ele, as normas do middleware devem estar publicadas em 2009, com a chegada dos primeiros equipamentos ao mercado no final do ano.
Frederico Nogueira conta ainda que o Fórum deve lançar em janeiro uma campanha publicitária para divulgar os benefícios da TV digital. "Mostrar e diferença entre uma TV em cores e uma em preto e branco é fácil. A diferença entre 480 e 1080 linhas, é complicado até para profissionais do setor. Explicar o ganho é um trabalho de catequese", diz. Segundo ele, outra campanha deve ser lançada quando os equipamentos com o Ginga chegarem ao mercado.

Balanço

O novo presidente do Fórum SBTVD faz uma avaliação "altamente positiva" do primeiro ano da TV digital no Brasil. "Já existe transmissão digital em várias capitais. Semana que vem começa em Campinas, que será a primeira cidade do interior", diz. A meta é atingir as 27 capitais até o final de 2009. Questionado se a oferta de conteúdo em alta definição é suficiente para atrair o telespectador e fazer com que invista em um novo equipamento de recepção, Nogueira diz que a oferta é crescente. "Se não fosse assim, aí eu ficaria preocupado. Hoje há uma emissora 100% HD. Quando as redes lançarem suas novas programações, em abril, certamente a oferta de conteúdo em alta definição crescerá substancialmente", diz.
Para Nogueira, os dois primeiros anos do Fórum SBTVD foram para definir as regras do jogo. "Agora é o momento de jogar". Fernando Lauterjung - PAY-TV News

Nenhum comentário: