Sistemas de rádio digital existentes e sua implantação no Brasil.
O que é?
Na radiodifusão tradicional (rádios AM e FM) a informação é transmitida na forma de sinais analógicos. Com o rádio digital os sinais de áudio são digitalizados antes de serem transmitidos, o que torna possível obter uma melhor qualidade de som e aumentar o número de estações. As rádios AM passariam a ter uma qualidade de som semelhante às rádio FM e as FM uma qualidade semelhantes aos CDs.
Sistemas existentes
Os sistema de rádio digital podem ser classificados em duas categorias:
Sistemas em que a transmissão do rádio digital é feita no mesmo canal de frequência utilizado pela estação AM ou FM. Estes sistemas são conhecidos com In-band on-channel (IBOC). Os sistemas principais são o HD Radio do consórcio iBiquity (FM e AM), o FMeXtra da Digital Radio Express e o DRM de um consórcio europeu. Os dois primeiros têm como origem os Estados Unidos.
Sistemas que utilizam um novo canal para transmissão do rádios digital, como o Eureka 147, de origem européia, que utiliza um novo canal na faixa de FM ou na Banda L (1.452 a 1.592 MHZ). Existe ainda o NISDB-T (Japão) que compartilha o canal da TV Digital em UHF.
Os sistemas de rádio digital utilizam OFDM, sistema de multiplexação em que a banda de operação é sub-dividida em várias sub-portadoras que podem se sobrepor. Os dados são transmitidos em paralelo utilizando uma ou mais sub-portadoras. Este método de transmissão é muito eficiente em canais de banda larga, característica explorada por sistemas como o Eureka 147 que não precisam se limitar às bandas dos canais AM e FM.
Os sistemas IBOC apresentam um menor custo de implementação e a vantagem do usuário continuar sintonizando o seu rádio nas mesmas frequências das estações AM e FM atuais. Em qualquer sistema será necessário adquirir um receptor de rádio digital.
Para mais informações consulte:
Tutoriais do Teleco
Sites
Rádio Digital
Juarez Quadros do Nascimento
Digital Audio Broadcasting
Gilmar Gomes da Cruz Jr.
ibiquity
HD radio alliance
FMeXtra da Digital Radio Express
DRM World DMB(formerly World DAB Forum)
Implantação de Rádio Digital no Brasil
A Anatel e emissoras de rádio do Brasil demonstram uma preferência por sistemas em que o sinal digital compartilha o mesmo canal do sinal analógico, devido ao seu menor custo de implementação.
Para avaliar os sistemas existentes a Anatel autorizou que as emissoras AM e FM realizassem testes para avaliar o desempenho dos sistemas e a compatibilidade como os sistemas analógicos existentes.
A Faculdade de Tecnologia da UNB e a Radiobrás estão realizando testes com o sistema DRM (Europeu) para rádios AM, as demais emissoras de rádio AM e FM estão realizando os testes com o Sistema iBiquity (Americano).
A prioridade da Anatel é definir o sistema a ser utilizado pelas rádios AM, que passariam a ter uma qualidade de áudio próxima à das rádios FM.
Em 07/03 foi colocada em consulta pública (771) proposta de critério e procedimentos para avaliação do AM IBOC. A consulta pública vai até 24/04/07. Mais detalhes.
Em 14 de março foi criado pelo Minicom o Conselho da Rádio Digital com 26 representantes de vários setores, que terão 30 dias para indicar os participantes.
Consulte
Apresentação de Ara Apkar Minassian da Anatel
Rádio Digital (Anatel)
Metodologia de Teste preparada pela UNB
Nenhum comentário:
Postar um comentário