Queria compartilhar com vcs algumas observações de recentes inovações na TV nossa do dia a dia.
No debate de ontem dos "presidenciáveis" dos EUA transmitido pela CNN, seguiu o formato ''town hall meeting'' (em tradução literal, “um encontro na prefeitura”), uma expressão para designar um debate com a participação da platéia.
Além disso, houve a possibilidade dos telespectadores que estavam assistindo em HD votarem no painel de aceitação, que ficava ao vivo, direto, com visualização em gráfico no vídeo (parte inferior) . Além deles, um grupo de eleitores indecisos (25) , que ficaram em uma sala em outra cidade, tb influenciavam o placar. Era dividido por sexo, assim, o público podia ver quais temas e assuntos interessavam mais ao público masculino e feminino.
Foi muito interessante ver a interação ao vivo no ar.
No início tb foi apresentado um painel digital interativo, com movimentos semelhantes ao do filme Minority Report. Muito legal.
Outras emissoras tb transmitiram o debate (BandNews, CNN Espanõl) mas sem esse painel interativo. Na CNN Espanõl tb havia grupos de eleitores indecisos, que discutiram antes e depois do debate, mostrando um exercício democrático muito rico.
Foi interessante ver a influência de algumas palavras, temas, e a reação por sexo.
Essa não foi a primeira vez. Em 2007, no primeiro debate ainda com a participação da Hilary Clinton, houve interatividade com YouTube. E a principal crítica foi - falta de interatividade.
Aqui no Brasil, esse tipo de interação acontece na TV aberta, no programa do Datena da Bandeirantes, por exemplo. É um pouco mais simples, mas é quase o mesmo conceito, realizado via SMS ou telefone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário