quinta-feira, 24 de abril de 2008

Banda larga ganha concorrente à altura

24/4/2008 10:38:00

A banda larga que se cuide! Ou melhor, as empresas que atuam neste mercado. Com a chegada da tecnologia 3G, operadoras de celular vão oferecer concorrência às fixas em função do acesso à internet em alta velocidade. Segundo informa matéria assinada por Renato Cruz, do jornal "O Estado de S.Paulo", há mais municípios com serviços de dados via celular do que com acesso de internet rápida no Brasil. Em 1.210 cidades brasileiras, o telefone móvel é a única opção conexão discada. Ao todo são 3.345 municípios, contra 2.135 cidades nas quais a banda larga fixa está presente.

A terceira geração oferece internet rápida aos celulares e a velocidade pode chegar a 7,2 Megabits por segundo (Mbps). O serviço permite também videochamadas e ligações de telefone com imagem. As principais operadoras de telefonia do país já anunciaram seus planos. Em alguns casos, como o recentemente anunciado pela TIM, a velocidade de acesso (7,2 Mbps) será equiparada aos 8 Mbps oferecidos por operadoras fixas e TV a cabo.

"A banda larga brasileira vai dar um salto com a 3G", diz Marco Aurélio Rodrigues, presidente da Qualcomm do Brasil, em entrevista ao Estadão. A idéia é compartilhada com Hugo Janeba, vice-presidente interino de Marketing da Vivo. Segundo ele, uma das principais diferenças será a rapidez da velocidade e melhor qualidade de vídeos pelo celular.

A Claro oferece a 3G desde novembro do ano passado e está presente em 40 cidades. Porém, oferece pacote de acesso à velocidade de 1 Mbps, o que gerou algumas decepções aos clientes, conforme a matéria. O presidente da operadora, João Cox, reconheceu os problemas. Ao Estadão, afirmou que a empresa teve problemas no início, e, então, decidiu partir para um melhor mapeamento do consumidor brasileiro.

Redação Adnews


Envie para um amigo

Nenhum comentário: