terça-feira, 18 de dezembro de 2007

3G chega em 2008

18/12/2017 - 07h01
Leilão de frequências é empurrão inicial para celulares 3G no Brasil
CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia


Os celulares de terceira geração já existem há alguns anos —para o Brasil, o empurrão inicial da tecnologia é o leilão que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) realiza hoje para que as operadoras de telefonia móvel interessadas em oferecer o serviço comprem as freqüências de 3G.

O leilão, semelhante aos ocorridos em outros lugares do mundo, tem o objetivo de distribuir o direito de exploração de áreas de telefonia no país. Para a operação do 3G, a Anatel reservou as freqüências de 1.900 MHz a 2.100.

3G, O FUTURO DO CELULAR

Use os links para navegar pela matéria
QUE TECNOLOGIA É ESSA?
CELULAR RÁPIDO, CONTA SALGADA
ÁLBUM DE FOTOS DOS CELULARES 3G
3G NO LAPTOP: UMA BOA OPÇÃO?
ÁLBUM DE FOTOS DOS MODEMS 3G
SERVIÇOS 3G DA VIVO
SERVIÇOS 3G DA CLARO
SERVIÇOS 3G DA TELEMIG
LEILÃO DE FAIXAS 3G NO BRASIL
A TECNOLOGIA 3G NO MUNDO
ENTENDA AS SIGLAS DA TECNOLOGIA
O país está dividido em onze regiões (confira no mapa abaixo). Em cada região há quatro blocos de freqüência a serem comprados. Isso significa que, em uma região, é possível que o cliente encontre até quatro operadoras com serviços de 3G.

Desde o dia 11 de dezembro, nove operadoras já enviaram à Anatel suas propostas de compra dessas faixas, respeitando o valor mínimo imposto pela agência para cada um dos lotes. Como em todo leilão, quem pagar mais, leva.

O valor mínimo total das áreas a serem leiloadas é R$ 2,8 bilhões. A área 2, que corresponde a região Centro-Oeste e os Estados de Tocantins, Rondônia e Acre, é a mais cara do leilão, com preço mínimo de R$ 568 milhões.

Veja como o Brasil foi dividido para o leilão de freqüências 3G:




Fonte: Teleco

Cobertura e prazos

Um outro ponto interessante do leilão é que as operadoras serão obrigadas a manter todos os municípios que estarão sobre sua área de concessão 3G com acesso a telefonia móvel. Segundo as regras da Anatel, em 2 anos, 25% dos municípios de cada uma dessas áreas deverá ter cobertura móvel, mesmo que de seja de segunda geração, como GSM.

No leilão, a Anatel estabelece o seguinte prazo para que as operadoras implementem a rede 3G nos municípios de suas áreas de concessão:

QUANDO CHEGA A TERCEIRA GERAÇÃO
2 ANOS Capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes
4 ANOS Cidades com mais de 200 mil habitantes
5 ANOS 50% das cidades entre 30 mil e 100 mil habitantes
8 ANOS 60% das cidades com menos de 30 mil

Nenhum comentário: