Conceito
IPTV (Internet Protocol Television) é a programação de TV através da rede IP (Internet Protocol), fazendo a interação entre TV, vídeo e Internet.
Implantação de IPTV
O que é necessário?
O IPTV é fornecido para qualquer usuário de banda larga e a infra-estrutura para transmissão é composta de codificadores, decodificadores, vídeo e equipamentos de middleware.
Para obter uma boa qualidade de transmissão para o usuário é necessário uma banda mínima. Hoje o padrão mais utilizado é o MPEG2, que demanda entre 3 e 4 Mbit/s de banda. Com a implantação do MPEG4 a banda diminuirá entre 1,5 e 2 Mbit/s.
A convergência tecnológica pode proporcionar, através de uma rede banda larga sem fio, os seguintes serviços:
TV na Internet
TV na TV
TV no Celular
Set top box
As empresas que trabalham no desenvolvimento de tecnologias IPTV criaram o Set top box que é uma caixa de conversão que permite que o conteúdo de TV transmitido na Internet em formato digital possa ser exibido numa TV convencional (analógica).
Set top box Multiplay
O set top box Multiplay apresenta as seguintes vantagens:
TV digitalizada
Chat TV
Web TV
Video Conferência
Revista Interativa
T-commerce (compras pela TV)
Conteúdo
Os provedores de conteúdos de IPTV trabalham com bundles, ou seja, pacote de serviços associados, dando prioridade ao conteúdo disponível ao assinante.
O conteúdo é um dos fatores mais importantes para a boa qualidade dos canais de IPTV já que o assinante busca a diversidade e interatividade, o que diferencia IPTV da TV por assinatura.
O grande desafio dos provedores de conteúdos é criar uma proteção contra pirataria, já que o assinante tem a possibilidade de programar os conteúdos, horários de exibição e até mesmo gravar utilizando o Set top box.
Hoje os provedores de conteúdos buscam parcerias com os grandes produtores de cinema e TV, principalmente os Norte Americanos, Indianos e Chineses.
IPTV no mundo
China
A China começou a investir em IPTV em 2000 e só em 2005 conseguiu um investimento de US$ 3 bilhões.
A PCCW's (Now TV) é a maior operadora do mundo com mais de 440 mil assinantes até Novembro 2006.
Espanha
A Telefonica na Espanha é a segunda maior em IPTV no mundo, e ultrapassou a marca de 350 mil clientes de IPTV em Julho de 2006.
Bélgica
A Belgacom chegou a 102 mil assinantes em Setembro de 2006 usando a plataforma tecnológica da Siemens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário